
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Da Silva, Jean Jose | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gobbi, Lilian Teresa Bucken | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:22:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:22:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/mcj.15.3.419 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226509 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226509 | - |
| Descrição: dc.description | Crossing moving obstacles requires different space-time adjustments compared with stationary obstacles. Our aim was to investigate gait spatial and temporal parameters in the approach and crossing phases of a moving obstacle. We hypothesized that obstacle speed affects gait parameters, which allow us to distinguish locomotor strategies. Ten young adults walked and stepped over an obstacle that crossed their way perpendicularly, under three obstacle conditions: control - stationary obstacle, slow (1.07m/s) and fast speed (1.71m/s) moving obstacles. Gait parameters were different between obstacle conditions, especially on the slow speed. In the fast condition, the participants adopted predictive strategies during the approach and crossing phases. In the slow condition, they used an anticipatory strategy in both phases. We conclude that obstacle speed affects the locomotor behavior and strategies were distinct in the obstacle avoidance phases. © 2011 Human Kinetics, Inc. | - |
| Descrição: dc.description | UNESP-Physical Education, Rio Claro, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | UNESP-Physical Education, Rio Claro, São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 419-433 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Motor Control | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Control mode | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Locomotor strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moving obstacle | - |
| Título: dc.title | Adaptive locomotion for crossing a moving obstacle | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: