
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Manechine, Selma Rosana Santiago | - |
| Autor(es): dc.creator | De Andrade Caldeira, Ana Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:37:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:37:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226421 | - |
| Descrição: dc.description | Peircean semiotic analysis is employed to examine the construction/ representation of signs-thinking of 32 early elementary school students regarding the concept of length measurement. The work consisted of developing concepts of standard unit, reading and interpretation of measurement by instruments, so that the mathematical language presented in the concrete materials was being signified and re-signified as a tool for perception and representation of new concepts. The pedagogical triad Feeling-Perceiving, Relating- Concept ( F-P/ R/C ) co-related with the dynamism of the semiosis process, defined by Charles Sanders Peirce ( 1839-1914 ) in his semiotic theory on the production of the sign (Object, Representamen and Interpretant), enabled the interpretation and analysis of the students' inferences in the phase of perception (feel, admire), induction (experience), and deduction (concept). | - |
| Descrição: dc.description | Doutora em Educação Para Ciência e Matemática Pela UNESP- Bauru FIJ- Faculdades Integradas de Jaú- SP No Curso de Matemática e Pedagogia, Jau/SP-Rua Sebastião Agostinho de Lima, 2094. Jd, Alvorada CEP:17210-430 | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista/UNESP- Bauru Departamento de Educação, Bauru/SP- Avenida Eng. Garrijo Coub, 1401, CEP: 17033360 | - |
| Descrição: dc.description | Doutora em Educação Para Ciência e Matemática Pela UNESP- Bauru FIJ- Faculdades Integradas de Jaú- SP No Curso de Matemática e Pedagogia, Jau/SP-Rua Sebastião Agostinho de Lima, 2094. Jd, Alvorada CEP:17210-430 | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista/UNESP- Bauru Departamento de Educação, Bauru/SP- Avenida Eng. Garrijo Coub, 1401, CEP: 17033360 | - |
| Formato: dc.format | 887-904 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peircean Semiotic | - |
| Título: dc.title | Construção de conceitos matemáticos na educação básica numa abordagem peirceana | - |
| Título: dc.title | A peircean approach to the construction of mathematical concepts in elementary education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: