Construção de conceitos matemáticos na educação básica numa abordagem peirceana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorManechine, Selma Rosana Santiago-
Autor(es): dc.creatorDe Andrade Caldeira, Ana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/226421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226421-
Descrição: dc.descriptionPeircean semiotic analysis is employed to examine the construction/ representation of signs-thinking of 32 early elementary school students regarding the concept of length measurement. The work consisted of developing concepts of standard unit, reading and interpretation of measurement by instruments, so that the mathematical language presented in the concrete materials was being signified and re-signified as a tool for perception and representation of new concepts. The pedagogical triad Feeling-Perceiving, Relating- Concept ( F-P/ R/C ) co-related with the dynamism of the semiosis process, defined by Charles Sanders Peirce ( 1839-1914 ) in his semiotic theory on the production of the sign (Object, Representamen and Interpretant), enabled the interpretation and analysis of the students' inferences in the phase of perception (feel, admire), induction (experience), and deduction (concept).-
Descrição: dc.descriptionDoutora em Educação Para Ciência e Matemática Pela UNESP- Bauru FIJ- Faculdades Integradas de Jaú- SP No Curso de Matemática e Pedagogia, Jau/SP-Rua Sebastião Agostinho de Lima, 2094. Jd, Alvorada CEP:17210-430-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista/UNESP- Bauru Departamento de Educação, Bauru/SP- Avenida Eng. Garrijo Coub, 1401, CEP: 17033360-
Descrição: dc.descriptionDoutora em Educação Para Ciência e Matemática Pela UNESP- Bauru FIJ- Faculdades Integradas de Jaú- SP No Curso de Matemática e Pedagogia, Jau/SP-Rua Sebastião Agostinho de Lima, 2094. Jd, Alvorada CEP:17210-430-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista/UNESP- Bauru Departamento de Educação, Bauru/SP- Avenida Eng. Garrijo Coub, 1401, CEP: 17033360-
Formato: dc.format887-904-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationBolema - Mathematics Education Bulletin-
???dc.source???: dc.sourceScopus-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Language-
Palavras-chave: dc.subjectPeircean Semiotic-
Título: dc.titleConstrução de conceitos matemáticos na educação básica numa abordagem peirceana-
Título: dc.titleA peircean approach to the construction of mathematical concepts in elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.