Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília | - |
Autor(es): dc.contributor | Hospital do Coração de Londrina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Estadual de Medicina de Marília | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia | - |
Autor(es): dc.creator | Labrunie, André | - |
Autor(es): dc.creator | Tebet, Marden Andre | - |
Autor(es): dc.creator | De Andrade, Pedro Beraldo | - |
Autor(es): dc.creator | De Andrade, Mônica Vieira Athanazio | - |
Autor(es): dc.creator | Conterno, Lucieni De Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | De Carvalho, Fábio Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Bregagnollo, Edson Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:57:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:57:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/225486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/225486 | - |
Descrição: dc.description | Background: Femoral access for diagnostic and therapeutic coronary procedures has been the dominant approach worldwide, despite an increased risk of vascular and hemorrhagic complications. The transradial approach is a more recent technique used to reduce these complications, providing more comfort and reducing hospitalization costs. However, it is associated with an inherent learning curve. The aim of the study was to evaluate transradial coronary angiography performed by inexperienced operators and compare the success and complication rates of this technique with the classical approach (Sones and femoral), analyzing the influence of the learning curve. Methods: Multicenter, randomized study, in 14 hospitals in São Paulo State in a one-year period. One thousand patients were randomized to the transradial or classical techniques. Results: The success rate was similar in both groups (97.8% vs. 98.5%; P = 0.47). Sones technique was used in 95.2% of the procedures in the classical technique group. The number of catheters used, the duration of the procedure and X-ray exposure were greater in the transradial group (P < 0.001). There were no differences in the major cardiac adverse events (death, infarct and stroke), and vascular and bleeding complications. Operators who had performed over 100 procedures using the transradial approach (3 centers/5 operators) had a lower failure rate (1.6% vs. 3.6%; P = 0.04). Conclusion: A learning period to perform coronary procedures using the transradial approach is required, but it is not associated with an increased risk of procedure failure or vascular complications compared with Sones or femoral approaches. | - |
Descrição: dc.description | Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília, São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital do Coração de Londrina, Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Hospital Das Clínicas Faculdade de Medicina UNESP (Botucatu), Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade Estadual de Medicina de Marília, Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital Das Clínicas Faculdade de Medicina UNESP (Botucatu), Botucatu, SP | - |
Formato: dc.format | 82-87 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coronary angiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radial artery | - |
Título: dc.title | Coronariografia via transradial: Curva de aprendizagem, avaliada por estudo multicêntrico | - |
Título: dc.title | Transradial coronary angiography: Learning curve, evaluated by a multicenter study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: