Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Camargo, Eder Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Veraszto, Estéfano Vizconde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:57:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:57:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/225383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/225383 | - |
Descrição: dc.description | This paper represents a continuity of outcomes presented before by Camargo and Nardi (Revista Brasileira de Ensino de Física 29, 117 (2007)). It is a part of a broader study aiming to understand the main barriers for including visual handicapped pupils in the physics' teaching context. It analyzes communication difficulties between future physics teachers and visual handicapped pupils during optics classes. For that, it emphasizes the empirical and semantic-sensorial structures of the languages used, indicating factors which produce the accessibility difficulties to the spread information. It recommends alternatives in order to make possible the effective participation of visual handicapped pupils in the communicative process, among them we can emphasize: the identification of the semantic-sensorial structures spread; the student' visual history knowledge; the interdependent audio-visual empirical structure deprivation and the exploration of language communication potentialities constituted of visually independent empirical structures. It concludes asserting that the communication represents the main barrier to the effective visual handicapped pupils' participation in optics classes and emphasizes the importance to create communication appropriate channels as basic conditions to include these students. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física e Química Faculdade de Engenharia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ilha Solteira, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física e Química Faculdade de Engenharia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ilha Solteira, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Ensino de Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual handicap | - |
Título: dc.title | A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica | - |
Título: dc.title | The communication as a barrier for including visual handicapped pupils in optics classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: