Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulista University | - |
Autor(es): dc.creator | Valera, Fabiano Bassalobre | - |
Autor(es): dc.creator | Pessan, Juliano Pelim | - |
Autor(es): dc.creator | Valera, Rubens Carneiro | - |
Autor(es): dc.creator | Mondelli, José | - |
Autor(es): dc.creator | Percinoto, Célio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:43:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:43:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-02-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/225094 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/225094 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To compare visual inspection (VI), radiographic examination (RX) and the laser fluorescence device DIAGNOdent (L), as well as their combinations in vitro regarding treatment decisions for occlusal surfaces. Methods: 72 extracted human permanent teeth (molars and premolars) were used. Treatment decisions were recorded by three calibrated examiners, and the options available were fissure sealant and conservative restoration. For validation of treatment decisions, the teeth were sectioned and examined in a stereomicroscope. Thereafter, dental slices were scanned and the images were edited to facilitate classification of existing carious lesions. Intra and inter-examiner reproducibility for the determination of treatment plans were calculated using Cohen's kappa test (95%-CI). Sensitivity, specificity, positive and negative predictive values, and the area under the ROC curve were also calculated. Results: VI and L provided on average the greatest intra- and inter-examiner reproducibility, respectively. Although the combination of diagnostic methods may decrease both intra- and inter examiners reproducibility, combination of VI, L and RX resulted in the greatest sensitivity, being statistically superior to RX and L. There was more inter-examiner agreement for the option of restorative treatment, while the use of sealants as a treatment option yielded the lowest values. Negative predictive values were numerically inferior to positive predictive values, indicating that the examiners preferred not to restore a carious tooth than to proceed operatively in an intact tooth. The combination of the three methods studied showed the best results in determining treatment plans for occlusal surfaces, when compared to the other types of exams. On the other hand, radiographic examination and laser fluorescence were less efficient when used alone. | - |
Descrição: dc.description | Department of Pediatric and Social Dentistry Araçatuba Dental School São Paulo State University, Rua José Bonifácio, 1193, Araçatuba, SP 16015-050 | - |
Descrição: dc.description | Bauru Dental School University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Araçatuba Dental School São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Paulista University, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Department of Pediatric and Social Dentistry Araçatuba Dental School São Paulo State University, Rua José Bonifácio, 1193, Araçatuba, SP 16015-050 | - |
Descrição: dc.description | Araçatuba Dental School São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 25-29 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | American Journal of Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Comparison of visual inspection, radiographic examination, laser fluorescence and their combinations on treatment decisions for occlusal surfaces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: