Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Matheus M. | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, José A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/mcj.11.3.224 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/224955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/224955 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to examine the effects of visual and somatosensory information on body sway in individuals with Down syndrome (DS). Nine adults with DS (19-29 years old) and nine control subjects (CS) (19-29 years old) stood in the upright stance in four experimental conditions: no vision and no touch; vision and no touch; no vision and touch; and vision and touch. In the vision condition, participants looked at a target placed in front of them; in the no vision condition, participants wore a black cotton mask. In the touch condition, participants touched a stationary surface with their right index finger; in the no touch condition, participants kept their arms hanging alongside their bodies. A force plate was used to estimate center of pressure excursion for both anterior-posterior and medial-lateral directions. MANOVA revealed that both the individuals with DS and the control subjects used vision and touch to reduce overall body sway, although individuals with DS still oscillated more than did the CS. These results indicate that adults with DS are able to use sensory information to reduce body sway, and they demonstrate that there is no difference in sensory integration between the individuals with DS and the CS. © 2007 Human Kinetics, Inc. | - |
Descrição: dc.description | Dept. of Physical Education Institute of Biosciences UNESP - São Paulo State University, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Dept. of Physical Education Institute of Biosciences UNESP - São Paulo State University, Rio Claro | - |
Formato: dc.format | 224-234 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Motor Control | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Light touch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relevant information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensory integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vision | - |
Título: dc.title | Postural control in down syndrome: The use of somatosensory and visual information to attenuate body sway | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: