Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, D. I. | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, R. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442006000400010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/224876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/224876 | - |
Descrição: dc.description | The results of a research that involves production and evaluation of a hypermedia about concept development of Modern Physics and the nature of Science are presented. The didactic proposal was based in Ausubel's Learning Theory, on orientations for the implementation of educational hypermedia systems and also took into account results of research in Science Teaching, such as, Science-Technology-Society, reflections on the pedagogical importance of the History and Philosophy of Science and considerations about Modern Physics insertion in high school. The hypermedia was evaluated by a group of Physics Teaching researchers and in training (for Physics Teaching) undergraduate students. After some of the suggestions made in this study were introduced in the system, it was tested with a group of third-year students of a public high school. The information obtained shows that the use of the computer was a motivating factor for the students. The diversity of elements of the software helped them to maintain interest in the content and also contributed to the visualization and interpretation of phenomena, thus, facilitating their reasoning. The hypermedia, structured in accordance with ausubelian principles, contributed to their perception of concepts relationships and helped them to develop subsumers to support their subsequent learning. The results show that this type of instruction facilitates the evolution of the conceptions most of the student held before, related to: the concept of mass-energy equivalence and its implications; the relationships between Science, Technology and Society and their environmental and political implications; the role of Ethics in the development and application of scientific knowledge and the evolution of Science. Copyright by the Sociedade Brasileira de Física. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP | - |
Formato: dc.format | 473-485 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Ensino de Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ausubel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hypermedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science-Technology-Society teaching | - |
Título: dc.title | Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia | - |
Título: dc.title | Construction of concepts of modern physics and on the nature of science with the support of hypermedia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: