
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Ricardo M. L. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, S. A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, W. J. | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, M. F. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-11-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/224837 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/224837 | - |
| Descrição: dc.description | This paper proposes the use of the Principal Components Analysis (PCA) method to represent and to analyse soccer players' actions distribution in the pitch. The seven games of the Brazilian National Team during the 2002 World Cup were analysed. The player's position actions were measured from videotapes in a computer interface. The results were: a) the graphical representation, given by two orthogonal segments in the two directions of maximal variability and centred at the mean of each player's actions position; b) the eccentricity measurement, given by the variability ratio and c) the actions zone area, given by variability product. The results showed that the individual characteristics of acting were well represented by the PCA, allowing comparisons among games and providing insights related to the tactical organisation of the team. ©2006 Teviot Scientific Publications. | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Instrumentation for Biomechanics College of Physical Education Campinas State University, Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Biomechancial Analysis Department of Physical Education Paulista State University, Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física DEM, CX 6134, CEP 13083-970 - Campinas - SP | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Biomechancial Analysis Department of Physical Education Paulista State University, Rio Claro | - |
| Formato: dc.format | 103-116 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Human Movement Studies | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biomechanics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tactical analysis | - |
| Título: dc.title | Representation and analysis of soccer players' actions using principal components | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: