
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa-Leonardo, Ana Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Arab, Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Casarin, Fabiana Elaine | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:07:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:07:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004-04-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1093/jis/4.1.10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/224664 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/224664 | - |
| Descrição: dc.description | The termite Coptotermes gestroi (Wasmann 1896) (Rhinotermitidae: Coptotermitinae) is an exotic species in Brazil and information concerning its reproductive developmental biology is scarce. We induced the formation of neotenics in laboratory colonies through orphaning experiments. Orphaning experiments were conducted in three-year old colonies of C. gestroi kept under laboratory conditions. After three months, eight nymphoid neotenics were observed in one colony after queen removal. Histological analysis showed that these neotenics were non-functional. The results suggest that these individuals may have arisen from the first nymphal instar (N1) or from an early N1 instar after one or two larval moults. Neotenics also were recorded on two incipient colonies of C. gestroi that lost the queen naturally. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Biologia, CP 199, CEP 13506-900 Rio Claro - SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Biologia, CP 199, CEP 13506-900 Rio Claro - SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Insect Science | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Castes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nymphoid reproductives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orphaning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Queen replacement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subterranean termites | - |
| Título: dc.title | Neotenic formation in laboratory colonies of the termite Coptotermes gestroi after orphaning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: