Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | IRCCS S. Matteo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Português de Reumatologia | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, C. S.M. | - |
Autor(es): dc.creator | Ruperto, N. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, C. H.M. | - |
Autor(es): dc.creator | Ferriani, V. P.L. | - |
Autor(es): dc.creator | Roscoe, I. | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, L. M.A. | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, S. K.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Kiss, M. H.B. | - |
Autor(es): dc.creator | Bica, B. E.R.G. | - |
Autor(es): dc.creator | Sztajnbok, F. | - |
Autor(es): dc.creator | Len, C. A. | - |
Autor(es): dc.creator | Melo-Gomes, J. A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/224219 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/224219 | - |
Descrição: dc.description | We report the cross-cultural adaptation and validation into Brazilian-Portuguese of the parent's version of two health related quality of life instruments. The Childhood Health Assessment Questionnaire (CHAQ) is a disease specific health instrument that measures functional ability in daily living activities in children with juvenile idiopathic arthritis (JIA). The Child Health Questionnaire (CHQ) is a generic health instrument designed to capture the physical and psychosocial well-being of children regardless the underlying disease. The Brazilian CHAQ was revalidated, while the CHQ has been derived from the Portuguese version. A total of 471 subjects were enrolled: 157 patients with JIA (27% systemic onset, 38% polyarticular onset, 9% extended oligoarticular subtype, and 26% persistent oligoarticular subtype) and 314 healthy children. The CHAQ discriminated clinically healthy subjects from JIA patients, with the systemic, polyarticular and extended oligoarticular subtypes having a higher degree of disability, pain, and lower overall well-being scores when compared to their healthy peers. Also the CHQ discriminated clinically healthy subjects from JIA patients, with the systemic onset, polyarticular onset and extended oligoarticular subtypes having a lower physical and psychosocial well-being score when compared to their healthy peers. In conclusion the Brazilian versions of the CHAQ-CHQ are reliable and valid tools for the combined physical and psychosocial assessment of children with JIA. © Copyright Clinical and Experimental Rheumatology 2001. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Laboratorio di Informatica Medica IRCCS S. Matteo, Pavia | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto Português de Reumatologia, Lisbon | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Departamento de Pediatria, 18618-970 Botucatu, Sâo Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Departamento de Pediatria, 18618-970 Botucatu, Sâo Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical and Experimental Rheumatology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Child Health Questionnaire (CHQ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Childhood Health Assessment Questionnaire (CHAQ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross cultural adaptation and psychometric evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health related quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Healthy children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile idiopathic arthritis (JIA) | - |
Título: dc.title | The Brazilian version of the Childhood Health Assessment Questionnaire (CHAQ) and the Child Health Questionnaire (CHQ) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: