Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Sorocaba (Uniso) | - |
Autor(es): dc.creator | Ruano, Arielly Souza Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Motter, Fabiane Raquel | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Luciane Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:34:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:34:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2021-052767 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223793 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223793 | - |
Descrição: dc.description | OBJECTIVES: To develop and validate an instrument to measure Brazilian healthcare professionals' perceptions, behaviour, self-efficacy and attitudes towards evidence-based health practice. DESIGN: Validation of an instrument using the Delphi method to ensure content validity and data from a cross-sectional survey to evaluate psychometric characteristics (psychometric sensitivity, factorial validity and reliability). SETTING: National Register of Health Establishments database. PARTICIPANTS: We included clinical health professionals who were working in the Brazilian public health system. RESULTS: The Instrument to assess Evidence-Based Health (I-SABE) was constructed with five domains: self-efficacy; behaviour; attitude; results/benefits and knowledge/skills. Content validity was done by 10-12 experts (three rounds). We applied I-SABE to 217 health professionals. Bartlett's sphericity test and the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) index were adequate (χ2=1455.810, p<0.001; KMO=0.847). Considering the factorial loads of the items and the convergence between the Scree Plot and the Kaiser criterion the four domains tested in this analysis, explaining 59.2% of the total variance. The internal consistency varied between the domains: self-efficacy (α=0.76), behaviour (α=0.30), attitudes (α=0.644), results/benefits to the patient (α=0.835). CONCLUSIONS: The results of the psychometric analysis of the I-SABE confirm the good quality of this tool. The I-SABE can be used both in educational activities as well as an assessment tool among healthcare professionals in the Brazilian public health settings. | - |
Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Graduate Course in Pharmaceutical Sciences University of Sorocaba (Uniso) | - |
Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | e052767 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | BMJ open | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education & training (see medical education & training) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health services administration & management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health | - |
Título: dc.title | Design and validity of an instrument to assess healthcare professionals' perceptions, behaviour, self-efficacy and attitudes towards evidence-based health practice: I-SABE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: