Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Parana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Ana Paula Reis [Unesp] | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Patricia de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Taciana Guarnieri Soares [Unesp] | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro Menezes, Iohanna M.N. | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Daniel Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Andrea Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzalez, Mario Henrique [Unesp] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.trac.2022.116596 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223772 | - |
Descrição: dc.description | Currently, there is a huge demand for the development of analytical methods for chemical analysis. Sustainable methods have aroused the interest of researchers in the last years. This paper reviews important technologies for digestion and solid-liquid extraction approaches, with emphasis in emerging greener methods for the elemental analysis of different samples. Analytical technologies such as Microwave-assisted wet digestion (MAWD), Microwave-assisted extraction (MAE), Ultrasound-assisted extraction (UAE), Microwave-induced combustion (MIC), Alkaline treatment, and liquid-liquid extraction and other alternative approaches for inorganic elements are highlighted. Application, advantages and limitations of these methods using diluted acids, ultraviolet radiation, alkaline reagents, less toxic solvents [i.e. deep eutectic solvents (DES) and its subclasses, as well as alternative solvents], and combinationof different technologies are discussed. We also briefly present the role of direct analysis using different spectroscopy techniques such as Laser-induced breakdown spectroscopy (LIBS), Laser ablation coupled to plasma-based techniques (LA-ICP-MS/OES), Raman spectrometry, Near-infrared spectrometry (NIR), and X-ray fluorescence (XRF) which a minimum or no sample preparation. The chemometrics approaches applied for the development of the green analytical chemistry were also mentioned. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) National Institute for Alternative Technologies of Detection Toxicological Evaluation and Removal of Micropollutants and Radioactives (INCT-DATREM) Department of Chemistry and Environmental Science, SP | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Parana Department of Chemistry, PR | - |
Descrição: dc.description | Group of Applied Instrumental Analysis Department of Chemistry Federal University of São Carlos, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) National Institute for Alternative Technologies of Detection Toxicological Evaluation and Removal of Micropollutants and Radioactives (INCT-DATREM) Department of Chemistry and Environmental Science, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 465571/ 2014-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2014/50945-4 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2015/08893-4 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/18531-3 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/22113-8 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | TrAC - Trends in Analytical Chemistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sample treatment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ultrasound | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acid digestion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alkaline solubilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combustion | - |
Título: dc.title | (Re) thinking towards a sustainable analytical chemistry: Part I: Inorganic elemental sample treatment, and Part II: Alternative solvents and extraction techniques | - |
Título: dc.title | (Re)pensando uma química analítica sustentável: Parte I: Tratamento de amostras elementares inorgânicos e Parte II: Alternativa solventes e técnicas de extração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: