Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad del Desarrollo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Bío-Bío | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Santiago de Chile | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de Santiago de Chile | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Santiago | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Anna Christina | - |
Autor(es): dc.creator | Quintiliano-Scarpelli, Daiana | - |
Autor(es): dc.creator | Flores, Jacqueline Araneda | - |
Autor(es): dc.creator | Álvarez, Claudio | - |
Autor(es): dc.creator | Suárez-Reyes, Mónica | - |
Autor(es): dc.creator | Palacios, José Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Quevedo, Tito Pizarro | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Maria Rita Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/foods11070901 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223764 | - |
Descrição: dc.description | The analysis of the food environment is used to identify areas with gaps in the availability of healthy foods and can be used as a public policy assessment tool. In recent decades, Chile has implemented several strategies and regulations to improve food environments, with encouraging results. Little is known about the scope of these measures in socially vulnerable environments. This study is part of a project that seeks to build an integrated intervention model for healthy school environments in a vulnerable area of Santiago, Chile. The objective of this study was to evaluate the availability of healthy and unhealthy foods around schools and the relationship between it and socioeconomic determinants of the school community in the Chilean context. A cross-sectional study to measure the food environment of informal markets (street food), formal markets (stores), and institutions (schools) was conducted in and around 12 schools (100 m surrounding schools) in a vulnerable urban area of Santiago, Chile. A lack of healthy foods was observed, which was related to some socio-economic determinants and the multidimensional poverty was the most relevant. The diagnosis of food environments around schools can represent an important target for governments to implement policies focused at improving the availability of healthy foods. | - |
Descrição: dc.description | Fondo de Fomento al Desarrollo Científico y Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Carrera de Nutrición y Dietética Facultad de Medicina-Clinica Alemana Universidad del Desarrollo | - |
Descrição: dc.description | Medical School São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Health and Food Sciences University of Bío-Bío | - |
Descrição: dc.description | IT Innovation Center for Social Apps University of Santiago de Chile | - |
Descrição: dc.description | Escuela de Ciencias de la Actividad Física el Deporte y la Salud Universidad de Santiago de Chile | - |
Descrição: dc.description | Center for Studies in Food Science and Technology University of Santiago de Chile | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medical Sciences University of Santiago | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Medical School São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Fondo de Fomento al Desarrollo Científico y Tecnológico: IT18I0016 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Foods | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | healthy foods | - |
Palavras-chave: dc.subject | multidimensional poverty | - |
Palavras-chave: dc.subject | polices | - |
Palavras-chave: dc.subject | school food environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | unhealthy foods | - |
Título: dc.title | Food Availability in Different Food Environments Surrounding Schools in a Vulnerable Urban Area of Santiago, Chile: Exploring Socioeconomic Determinants | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: