Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Technology | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Warsaw University of Technology | - |
Autor(es): dc.creator | Lenz, Wagner B. | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Mauricio A. | - |
Autor(es): dc.creator | Tusset, Angelo M. | - |
Autor(es): dc.creator | Balthazar, Jose M. | - |
Autor(es): dc.creator | Jarzebowska, Elżbieta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-77314-4_7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223698 | - |
Descrição: dc.description | Slosh has been one of the main concerns for transportation vehicles, specifically with partially filled tanks trucks. The liquid movement due to changes of vehicle velocity magnitude and direction as well as external excitation can be the source of instability problems in trucks and passenger vehicles. Due to intrinsic characteristics, the natural frequency of sloshing is similar to the human input frequency, wind excitation and road displacement. Thus, managing and controlling the vehicle-tank system dynamics is required to maintain the desired safety standards. In this paper a numerical study of a quarter car vehicle-tank model is conducted by investigating motion of a linear pendulum model without baffles. A numerical analyses of the roll dynamics, bifurcation diagram and 0–1 test, is performed and a controller based upon the State-Dependent Riccati Equation method controlling the movement on the damper. The results demonstrate hat the pendulum model adequately maps the fluid behavior in the tank. Nevertheless, due to low dissipation of slosh motion, around the natural frequency the displacement increases significantly and the vehicle motion can cause loss of control and roll over. In this case, the passive control is unable to significantly reduce the slosh. Nevertheless, it significantly reduce the pendulum motion and avoids the overturn and improving the driviblility and safety. | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Technology | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University-Bauru Federal University of Technology | - |
Descrição: dc.description | Warsaw University of Technology | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University-Bauru Federal University of Technology | - |
Formato: dc.format | 83-93 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Springer Proceedings in Mathematics and Statistics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nonlinear dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Slosh motion | - |
Título: dc.title | Slosh Analyzes of a Full Vehicle-Tank Model with SDRE Control with a Hydraulic Damper | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: