Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Furlan, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Mariano, Enzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.envsci.2022.03.004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223650 | - |
Descrição: dc.description | Although there is a growing interest in the concept of climate justice, both in academia and society in general, there is still no consensus regarding the best models and data to represent it. Thus, the objective of this paper is to test and statistically validate the confirmatory factor model for climate justice. To do this, we applied Confirmatory Factor Analysis (CFA), which designs and tests statistically the significance of a multidimensional theoretical construct. The main results were: a) the individual freedoms derived from the capability approach and the climate actions of adaptation and mitigation were empirically confirmed as viable perspectives for assessing climate justice; b) the theoretical constructs of human development, climate actions and climate justice can be constructed based on a set of 25 indicators; and c) the three confirmatory models were successfully tested to validate a theoretical/measurement model for climate justice. We believe that the results observed will provide policymakers and national governments with a new perspective for the alignment of different types of human development programs with climate change actions, helping them on the establishment of possible links between actions taken at the national level and the definition of global goals. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) Department of Industrial Engineering, Avenida Rosilene Lima Oliveira, no. 64, Bairro Universitário, MS | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Department of Industrial Engineering, Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01 - Vargem Limpa, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Department of Industrial Engineering, Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01 - Vargem Limpa, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 17-30 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Environmental Science and Policy | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climate justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Confirmatory Factor Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural Equation Modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wellbeing Economy | - |
Título: dc.title | A confirmatory factor model for climate justice: Integrating human development and climate actions in low carbon economies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: