Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Professora de Filosofia no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) | - |
Autor(es): dc.creator | Gelamo, Rodrigo Pelloso | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Amanda Veloso | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.20.p415 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223512 | - |
Descrição: dc.description | The goal of this article is to problematize some of the main practices of Brazilian university philosophy, in order to denounce its colonizing assumptions and point out its limits to elaborate a philosophical thought capable of relating, effectively, with the problems that affect us in the Brazilian territory. We will analyze how the strategy of reading and explaining European and unitedstatian texts, predominantly considered the classic references to philosophy, operate the relations of knowledge and domination that exist between the global North under the peoples of the South that they colonized. We will use the constitutive experience of the degree in philosophy at the University of São Paulo as an example of the practices and assumptions of coloniality by which our academic philosophy is modeled. From the contributions of Lélia Gonzalez (1988), Ailton Krenak (2019), Silvia Rivera Cusicanqui (2010) and Leanne Betasamosake Simpson (KLEIN, 2012), we will question those practices and assumptions, demonstrating how these authors challenge us not only to change the usual theoretical framework naturalized in Brazilian philosophy, but, above all, to operate an ethical and political change in the relationships that we usually establish with philosophy. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Didática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Professora de Filosofia no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), RJ | - |
Descrição: dc.description | Doutorando em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Didática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Doutorando em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Formato: dc.format | 415-438 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Trans/Form/Acao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | University practices | - |
Título: dc.title | Decolonizing brazilian philosophy: ethical and political challenges for philosophies of the global south | - |
Título: dc.title | Descolonizar a filosofia brasileira: desafios éticos e políticos para as filosofias do sul global | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: