Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oslo Metropolitan University | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculty of Medicine Agostinho Neto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Margarida | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Andreia | - |
Autor(es): dc.creator | Bragança, Maria Do Rosário | - |
Autor(es): dc.creator | Weber, Silke | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Maria Amélia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Laura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/healthcare10020336 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223478 | - |
Descrição: dc.description | Developing the skills and interest in scientific research of medical students is crucial to ensuring effective healthcare systems. As such, in this study, we aimed to assess Portuguese-speaking medical students’ attitudes and perceptions toward scientific research and clinical practice, and how they are influenced by individual characteristics and regional indicators. A total of 455 first-year students from three medical schools in three countries (Portugal, Brazil, and Angola) participated in this study by completing a questionnaire. Portuguese students attributed the most importance to scientific skills and were the most confident in their ability to perform these skills. Angolan students were the most motivated to perform research and integrate it into the curriculum, despite having the most negative attitudes and perceiving themselves as having less ability to perform scientific skills. Brazilian students had the least positive attitudes toward science. In Portugal, attitudes depended on gross domestic product (GDP), while in Angola, they were influenced by the type of secondary school attendance. Portuguese students’ perceptions of scientific skills were related to sex, GDP, type of secondary school, and participation in research. In Brazilian and Angolan students, perceptions were associated with age and research participation, respectively. The findings support the need to promote skills and positive attitudes toward scientific research in future physicians, fostering physician-scientists and improving patient care. | - |
Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Ministério da Educação e Ciência | - |
Descrição: dc.description | Department of Public Health and Forensic Sciences and Medical Education Faculty of Medicine University of Porto | - |
Descrição: dc.description | Centre for Research on Pandemics & Society Oslo Metropolitan University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medicine Agostinho Neto | - |
Descrição: dc.description | Botucatu Medical School São Paulo University | - |
Descrição: dc.description | I3S-Instituto de Investigação e Inovação em Saúde Universidade do Porto | - |
Descrição: dc.description | Botucatu Medical School São Paulo University | - |
Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia: EXPL/IVC-PEC/1302/2013 | - |
Descrição: dc.description | Ministério da Educação e Ciência: EXPL/IVC-PEC/1302/2013 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Healthcare (Switzerland) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross-cultural study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evidence-based medicine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physician-scientists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate research | - |
Título: dc.title | Predictors of Medical Students’ Views toward Research: Insights from a Cross-Cultural Study among Portuguese-Speaking Countries | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: