
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Los Andes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Regional Integrated University of Upper Uruguay and Missions (URI) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rondón, Luis Felipe | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramírez, Robert | - |
| Autor(es): dc.creator | Pecho, Oscar E. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/jerd.12883 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223456 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To compare the performance of a standardized photographic shade analysis (PSA) and visual shade matching (VSM) using two color difference formulas. Materials and Methods: Fifty observers (35 undergraduate and 15 graduate students) evaluated the color of two upper left central incisors (LT—light tooth, and DT—dark tooth). VSM was performed using the VITA 3D Master (3D) shade guide in a controlled clinical environment. For PSA, a cross-polarized filter and a gray card (Whibal) were used to standardize the photographs taken (target teeth and shade tabs from 3D). From the pictures obtained, the CIELAB coordinates, and color differences ((Formula presented.) and ΔE00) were obtained. The shade tabs selected by two experienced researchers were conducted as part of the pilot study, and finally used as a standard for the analysis. Data were analyzed using descriptive statistics and the chi-square test (p ≤ 0.05). Results: Shade tabs selections of VSM and PSA agreed only for LT. The best “Match” selected by the researchers agreed with data from PSA using ΔE00. PSA using ΔE00 showed higher total percentages of “Match” and higher percentage of agreement among observers. A relationship was found for LT performing the PSA (p < 0.05). Conclusions: The performance of the PSA was better than the VSM, but only when the CIEDE2000 color difference formula was used. Therefore, the color difference formulas influenced on the performance of PSA. Finally, the PSA improved the precision of the VSM. Clinical Significance: To use a standardized PSA to improve the VSM and shade communication in clinical esthetic dentistry. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry Dental School São Paulo State University – UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry Dental School Universidad de Los Andes | - |
| Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry Dental School Regional Integrated University of Upper Uruguay and Missions (URI) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry Dental School São Paulo State University – UNESP | - |
| Formato: dc.format | 374-382 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Esthetic and Restorative Dentistry | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | color | - |
| Palavras-chave: dc.subject | color perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dental photography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dentistry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | shade communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual shade matching | - |
| Título: dc.title | Comparison of visual shade matching and photographic shade analysis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: