Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boston College | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Morelock, Jeremiah | - |
Autor(es): dc.creator | Narita, Felipe Ziotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:56:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:56:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/08969205211069614 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223411 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we analyze the role of conspiracy theories, especially the spread of QAnon during the COVID-19 pandemics, in the legitimation crisis and epistemic crisis in contemporary democracies. We discuss Habermas’ theory of legitimation crisis and the potential for reactionary movements in times of such crisis, as well as Hofstadter’s description of the paranoid style in political culture. We explain the notion of ‘epistemic crisis’ as theorized by Larry Laudan and discussed recently in relation to social media. We discuss anti-intellectualism in Hofstadter’s terms, and explain its connection with populism. Finally, we explain how all of this comes to bear on the contemporary proliferation of conspiracy theory, using QAnon and the COVID crisis as our point of reference, and examples from the United States and Brazil to illustrate our points. QAnon fueled COVID-19 conspiracy theories, and COVID-19 conspiracy theories rocketed QAnon to a place of major influence. | - |
Descrição: dc.description | Boston College | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Critical Sociology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | conspiracy theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | conspiracy theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | crisis | - |
Palavras-chave: dc.subject | epistemic crisis | - |
Palavras-chave: dc.subject | legitimation crisis | - |
Palavras-chave: dc.subject | populism | - |
Palavras-chave: dc.subject | QAnon | - |
Palavras-chave: dc.subject | social movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | sociology of knowledge | - |
Título: dc.title | The Nexus of QAnon and COVID-19: Legitimation Crisis and Epistemic Crisis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: