Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho (UNINOVE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Monise Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Martimbianco, Ana Luiza Cabrera | - |
Autor(es): dc.creator | Beltramin, Rafael Zaratin | - |
Autor(es): dc.creator | Horliana, Anna Carolina Ratto Tempestini | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Elaine Marcílio | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita-Ferrari, Raquel Agnelli | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Kristianne Porta Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Lara Jansiski | - |
Autor(es): dc.creator | Turcio, Karina Helga | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Marcela Leticia Leal | - |
Autor(es): dc.creator | Bussadori, Sandra Kalil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2021.09.020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223361 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223361 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Muscle disorders caused by cerebral palsy (CP) can affect oral function. The treatment for masticatory muscle spasticity is important to minimize muscle hyperactivity and preclude oral damages. Objectives: To evaluate the efficacy and safety of non-surgical interventions for the treatment of masticatory muscle spasticity in CP patients. Methods: A comprehensive search was performed in the following databases: MEDLINE, Embase, Cochrane Library, LILACS, BBO, PEDro, Clinicaltrials.gov and WHO/ICTRP, without date and language restrictions. Randomized controlled trials (RCT) evaluating non-surgical interventions were considered. Primary outcomes such as masticatory function and adverse events were planned to be assessed. The risk of bias assessment was performed using the Cochrane risk of bias tool. The certainty of the evidence was assessed using the GRADE approach. Results: Three RCT assessing the effects of botulinum toxin, functional masticatory training and neuromuscular electrostimulation (NMES) were included. Evidence with a very low certainty showed: (i) no difference between botulinum toxin and placebo regarding maximum chewing strength, chewing efficiency and global oral health scale; (ii) improvement in masticatory function in favor of functional masticatory training versus conventional exercises, and (iii) in favor of strengthening exercises plus NMES versus placebo. Conclusions: There was insufficient evidence to support the use of botulinum toxin and masticatory muscle strengthening programs alone and associated with NMES for the treatment of masticatory muscle in patients with PC. The clinical decision must be individualized, and further studies are needed to support or refute the use of different non-surgical interventions for PC. PROSPERO register number CRD42020209761. | - |
Descrição: dc.description | Postgraduation Program in Rehabilitation Sciences Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Vergueiro Street, 235/249 – Liberdade, ZIP 01504-001 | - |
Descrição: dc.description | Postgraduation Program in Health and Environment Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Conselheiro Nébias Avenue – Encruzilhada, ZIP 11045-002 | - |
Descrição: dc.description | Postgraduation Program in Biophotonics Applied to Health Sciences Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Vergueiro Street, 235/249 – Liberdade, ZIP 01504-001 | - |
Descrição: dc.description | Dentistry College Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Conselheiro Nébias Avenue – Encruzilhada, ZIP 11045-002 | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Formato: dc.format | 68-73 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cerebral palsy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masticatory muscle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Muscle spasticity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systematic review | - |
Título: dc.title | Non-surgical interventions for the treatment of masticatory muscular spasticity in patients with cerebral palsy. Systematic review of randomized clinical trials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: