
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Camargo Sampaio Villega, Cristyane | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacon, Lourenço | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212020220 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223342 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223342 | - |
| Descrição: dc.description | Purpose: to verify if hesitations would occur, preferably, in strong or weak positions of four of the prosodic constituents: phonological utterance, intonational phrase, phonological phrase and clitic group. Methods: the data were extracted from a bank composed of 147 interview situations recorded with children aged 5-6 years. Was used the principle of relative prominence for the analysis of prosodic constituents. From this principle, the hesitant occurrences identified in prominent elements in the organization of each of the prosodic constituents was considered as for strong position and, as in a weak position, the hesitant occurrences identified in parts of constituents that surround the prominent positions. The judges detected 2.399 hesitant occurrences. Results: the following total hesitations were identified in strong and weak positions, respectively: (1) in the phonological utterance = 305 (28.37%) and 770 (71.63%); (2) in the intonational phrase = 285 (20.67%) and 1094 (79.33%); (3) in the phonological phrase = 129 (16.49%) and 653 (83.51%); and (4) in the clitic group = 154 (15.21%) and 859 (84.79%). Conclusion: although hesitant occurrences have been identified in strong positions in all prosodic constituents analyzed, there was prevalence due to the weak position. This result corroborates studies that claim that hesitations would occur in non-nuclear prosodic portions. Furthermore to this confirmation, the results reinforce the effectiveness of the prosodic phonology model in relation to the principle of relative prominence. | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Universidade Estadual Paulista – UNESP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Universidade Estadual Paulista – UNESP, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CODAS | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Speaks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Speech therapy | - |
| Título: dc.title | Hesitations and relative proeminence in prosodic constituents in children’s speech | - |
| Título: dc.title | Hesitações e proeminência relativa em constituintes prosódicos na fala infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: