Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade São Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Makilim Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Hugo Ferrari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:20:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:20:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21998.05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223308 | - |
Descrição: dc.description | This study evaluated the relationship between perceived work support, occupational stressors and burnout in a sample of 102 teachers, testing a model based on structural equations. The Labor Support Scale (ESUL), the Workplace Stress Vulnerability Scale (EVENT) and the Brazilian Burnout Scale (EBB) were applied. From the results, the EBB correlated positively and moderately with the EVENT and negatively and with a weak magnitude with the ESUL. The EVENT and ESUL presented a negative and weak correlation. Using the path analysis model, stressors at work mediated the relationship between work support and burnout. The social interaction dimension (ESUL) predicted the climate and organizational functioning (EVENT), which in turn directly impacted emotional exhaustion/professional frustration and depersonalization/detachment (EBB). The study demonstrates the importance of investigating these constructs in the school context, aiming to support the planning of interventions and the reduction of stressors and burnout indicators. | - |
Descrição: dc.description | Universidade São Francisco, 105, Jardim Cura D'ars, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Formato: dc.format | 435-444 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Avaliacao Psicologica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational stressors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational support | - |
Palavras-chave: dc.subject | teachers | - |
Título: dc.title | Do Organizational Support and Occupational Stressors Influence Burnout in Teachers? | - |
Título: dc.title | O suporte Laboral e os Estressores Ocupacionais Influenciam o Burnout em Professores? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: