Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | National Institute for Space Research | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | CEMADEN – National Early Warning and Monitoring Centre of Natural Disaster | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of the State of Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Paraiba Valley University | - |
Autor(es): dc.contributor | State School Monsenhor Ignácio Gióia | - |
Autor(es): dc.creator | Trejo-Rangel, Miguel Angel | - |
Autor(es): dc.creator | Mota Ferreira, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Marchezini, Victor | - |
Autor(es): dc.creator | Rodriguez, Daniel Andres | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Melissa da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Messias dos Santos, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:31:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:31:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/DPM-03-2021-0100 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223186 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: The purpose of this study is to encourage graduate students to facilitate a participatory mapping activity with high school students, to have their voices heard in the disaster risk reduction (DRR) agenda. Design/methodology/approach: A participatory mapping, youth-led session, was conducted with 22 high school students, where they had to identify flood and landslide-prone areas. Then, they were asked to propose and plan DRR measures in collaboration with local partners in São Luiz do Paraitinga, Brazil. Findings: The participatory method engaged the graduate students and the high school students in the DRR debate, allowing them to map hazards and vulnerabilities, and to discuss five incubation projects for enhancing DRR in the city. Originality/value: This research highlights the importance of involving young people in DRR formulation and planning to build local capacities in younger generations. The outputs were shared with the local civil defense and a local non-governmental organization (NGO), who suggested recommendations to improve the five incubation projects. | - |
Descrição: dc.description | Earth System Science National Institute for Space Research | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Research and Development CEMADEN – National Early Warning and Monitoring Centre of Natural Disaster | - |
Descrição: dc.description | Civil Engineering Federal University of the State of Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | Paraiba Valley University | - |
Descrição: dc.description | State School Monsenhor Ignácio Gióia | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Disaster Prevention and Management: An International Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacity building | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduate students | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social participation | - |
Título: dc.title | Giving voice to the voiceless: connecting graduate students with high school students by incubating DRR plans through participatory mapping | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: