Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Northumbria University | - |
Autor(es): dc.contributor | Nucleus of High Performance in Sport | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Zagatto, Alessandro M. | - |
Autor(es): dc.creator | Claus, Gabriel M. | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Yago M. | - |
Autor(es): dc.creator | de Poli, Rodrigo A. | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Vithor H. F. | - |
Autor(es): dc.creator | Goodall, Stuart | - |
Autor(es): dc.creator | Loturco, Irineu | - |
Autor(es): dc.creator | Boullosa, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s13102-021-00395-w | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223180 | - |
Descrição: dc.description | Background: The aim of the investigation was to compare the occurrence of post-activation performance enhancement (PAPE) after drop jumps, or heavy sled towing, and the subsequent effect on repeated sprint ability (RSA). Methods: Ten young basketball players (17 ± 1 yrs) performed, in randomized order, RSA test with changes of direction after a standardized warm up followed by drop jumps, heavy sled towing, or no exercise (control condition). Neuromuscular assessments composed of two maximal voluntary contractions of the knee extensors, peripheral nerve stimulation, and surface electromyography (EMG), responses were recorded before and immediately after the RSA. The EMG signal of leg muscles during sprinting were also recorded as well as the blood lactate concentration. Results: The drop jumps improved the RSA mean time (P = 0.033), total time (P = 0.031), and slowest time (P = 0.029) compared to control condition, while heavy sled towing did not change RSA outcomes (P > 0.05). All conditions exhibited a decrease of doublet high frequency stimulation force (pre-post measurement) (P = 0.023) and voluntary activation (P = 0.041), evidencing the occurrence from peripheral and central components of fatigue after RSA, respectively, but no difference was evident between-conditions. There was a significantly greater EMG activity during sprints for the biceps femoris after drop jumps, only when compared to control condition (P = 0.013). Conclusion: Repeated drop jumps were effective to induce PAPE in the form of RSA, while heavy sled towing had no effect on RSA performance in young basketball players. Furthermore, both conditioning activities exhibited similar levels of fatigue following the RSA protocol. Thus, drop jumps may be used as an alternative to induce PAPE and thus improve performance during sprints in young male basketball players. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Movement Sciences Laboratory of Exercise Physiology and Sport Performance (LAFIDE) Department of Physical Education School of Sciences Sao Paulo State University (UNESP), Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Sport Exercise & Rehabilitation Faculty of Health of Life Sciences Northumbria University | - |
Descrição: dc.description | Nucleus of High Performance in Sport | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Movement Sciences Laboratory of Exercise Physiology and Sport Performance (LAFIDE) Department of Physical Education School of Sciences Sao Paulo State University (UNESP), Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/14187-6 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/22726-0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 307159/2019-1 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuromuscular fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical fitness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-activation performance enhancement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-activation potentiation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
Título: dc.title | Drop jumps versus sled towing and their effects on repeated sprint ability in young basketball players | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: