Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Ceará (UECE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Escola de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Professor-investigador do El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Chulalongkorn University (Chula) | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Ivanete Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Lia Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos Damasceno, Cosma | - |
Autor(es): dc.creator | Rosset, Peter Michael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5380/dma.v58i0.77777 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223157 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223157 | - |
Descrição: dc.description | In this article we address the use of an inventory or mapping of agroecological practices, which is part of the Peasant to Peasant methodology (PtP) for promoting the territorialization of peasant agroecology, as a method that also serves for the epistemic decolonization of a territory. The so-called Green Revolution involved the imposition of exogenous technologies and knowledge, causing the fragmentation and devaluing of local peasant knowledge and farming practices adapted to local conditions. In effect, it was an epistemic colonization. The PtP methodology is based on peasant protagonism to recover and socialize agroecological knowledge. We use the case of the PtP process in the Santana land reform settlement of the Landless Rural Workers Movement (MST) in Ceará, Brazil, to demonstrate and analyze the inventory of Practices as a collective tool for decolonization as part of the territorialization of agroecology. | - |
Descrição: dc.description | Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes, CE | - |
Descrição: dc.description | Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) Universidade Estadual do Ceará (UECE), CE | - |
Descrição: dc.description | Escola de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros, CE | - |
Descrição: dc.description | Professor-investigador do El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Chiapas | - |
Descrição: dc.description | Profesor BPV-FUNCAP del Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) Universidade Estadual do Ceará (UECE), CE | - |
Descrição: dc.description | Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) Universidade Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Social Research Institute (CUSRI) Chulalongkorn University (Chula) | - |
Descrição: dc.description | Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) Universidade Paulista (UNESP), SP | - |
Formato: dc.format | 551-578 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Desenvolvimento e Meio Ambiente | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventory of practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peasant to peasant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorialization | - |
Título: dc.title | Inventory of Agroecological Practices as part of the Peasant to Peasant Methodology in Ceará: An instrument to decolonize a territory and (re)value peasant knowledge | - |
Título: dc.title | Inventário de Práticas Agroecológicas na Metodologia de Camponês/a a Camponês/a no Ceará: Um instrumento para descolonizar o território e (re)valorizar o conhecimento camponês | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: