Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | El Colégio de la Frontera Sur (ECOSUR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Escuela Nacional de Estudios Superiores (ENES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Ceará (UECE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Chulalongkorn University (Chula) | - |
Autor(es): dc.creator | Mier y Terán Giménez Cacho, Mateo | - |
Autor(es): dc.creator | Giraldo, Omar Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Aldaroso, Miriam | - |
Autor(es): dc.creator | Morales, Helda | - |
Autor(es): dc.creator | Ferguson, Bruce G. | - |
Autor(es): dc.creator | Rosset, Peter | - |
Autor(es): dc.creator | Khadse, Ashlesha | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Carmen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5380/DMA.V58I0.81503 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223154 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223154 | - |
Descrição: dc.description | Agroecology as a transformative movement has gained momentum in many countries worldwide. In several cases, the implementation of agroecological practices has grown beyond isolated, local experiences to be employed by ever-greater numbers of families and communities over ever-larger territories and to engage more people in the processing, distribution, and consumption of agroecologically produced food. To understand the nonlinear, multidimensional processes that have enabled and impelled the bringing to scale of agroecology, we review and analyze emblematic cases that include the farmer-to-farmer movement in Central America; the national peasant agroecology movement in Cuba; the organic coffee boom in Chiapas, Mexico; the spread of Zero Budget Natural Farming in Karnataka, India; and the agroecological farmer-consumer marketing network “Rede Ecovida,” in Brazil. Based on our analysis, we identify eight key drivers of the process of taking agroecology to scale: 1) recognition of a crisis that motivates the search for alternatives; 2) social organization; 3) constructivist learning processes; 4) effective agroecological practices; 5) mobilizing discourses; 6) external allies; 7) favorable markets, and 8) favorable policies. This initial analysis shows that organization and social fabric are the growth media on which agroecology advances, with the help of the other drivers. A more detailed understanding is needed on how these multiple dimensions interact with, reinforce, and generate positive feedback with each other to make agroecology's territorial expansion possible. | - |
Descrição: dc.description | El Colégio de la Frontera Sur (ECOSUR), San Cristóbal de Las Casas, Chiapas | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) Escuela Nacional de Estudios Superiores (ENES), Yucatán | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) Universidade Estadual do Ceará (UECE), CE | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) Universidade Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Social Research Institute (CUSRI) Chulalongkorn University (Chula) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) Universidade Paulista (UNESP), SP | - |
Formato: dc.format | 480-508 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Desenvolvimento e Meio Ambiente | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agri-food system transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farmer-to-farmer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Massification of agroecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scaling out | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorialization of agroecology | - |
Título: dc.title | Bringing agroecology to scale: Key drivers and emblematic cases | - |
Título: dc.title | Masificación de la agroecología: Impulsores clave y casos emblemáticos | - |
Título: dc.title | Ampliação da agroecologia: Principais impulsores e casos emblemáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: