Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Estácio University Center of Ribeirão Preto | - |
Autor(es): dc.creator | de Arruda, Tarine B. | - |
Autor(es): dc.creator | Kalva-Filho, Carlos A. | - |
Autor(es): dc.creator | Milioni, Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Barbieri, Ricardo A. | - |
Autor(es): dc.creator | Gobbi, Ronaldo B. | - |
Autor(es): dc.creator | Papoti, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:58:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:58:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23736/S0022-4707.21.11991-7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223145 | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: This study investigated the possible influence of the gender on the responses of swimmers during a taper period (TP). METHODS: Ten males (19±3 years and 73.5±7.8 kg) and ten females (17±2 years and 54.7±7.2 kg) swimmers were submitted to a 12-week training, followed by three weeks of the TP. Before and after the TP we evaluated the performance at 100 m freestyle, stroke parameters and lactacidemic responses; lactate minimum intensity (LMI) and stroke parameters associated with LMI and the propulsive force in tethered swimming. TP consisted of 14 sessions with mean volume 2253±1213 m/session at an intensity below than the LMI, 1730±327 m/session at an intensity near the LMI and 1530±1019 m/session at an intensity above the LMI. RESULTS: Significant effects of the genders were observed for LMI and stroke parameters (P<0.001 and η2>0.52 [large]) and propulsive force (P=0.001; η2=0.59 [large]). However, no significant effects of the TP were identified in the performance of the 100 m freestyle (P=0.66; η2=0.006 [small]), propulsive force (P>0.63; η2<0.006 [small]), aerobic parameters (LMI: P=0.32 and η2=0.03 [small]) and mechanical parameters (P>0.23; η2=0.01 [small]). Nonetheless, the peak blood lactate concentrations were improved after TP (P=0.014; η2=0.16 [large]), without significant interactions (P=0.38; η2=0.02 [small]), as well as the mechanical parameters during maximum 100 m freestyle (P<0.04 and η2>0.10 [medium]). CONCLUSIONS: Hence, men and women presenting significantly different values in the age group studied, the responses observed after the TP investigated were the same independent of gender. | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Aquatic Activities School of Physical Education and Sport of Ribeirão Preto (EEFERP-USP) University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Physiology and Human Performance São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Estácio University Center of Ribeirão Preto | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Physiology and Human Performance São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 1578-1586 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | The Journal of sports medicine and physical fitness | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Effects of an experimental taper period on male and female swimmers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: