Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fujita, Rafael Akira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Daniel Peterossi Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Roberto Negri | - |
Autor(es): dc.creator | Palucci Vieira, Luiz Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Paulo Roberto Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Zagatto, Alessandro Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Matheus Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:28:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:28:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/02701367.2021.1939252 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223045 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223045 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: Identifying the magnitude of ball rotation is critical to reduce response time, aiming to improve table tennis performance. This study analyzed the influence of auditory and visual information on the perception accuracy and counterattack performance of table tennis players. Methods: Twenty-two high-level table tennis players (22.5 ± 6.1 years, 71.2 ± 9.8 kg, 173.5 ± 7.7 cm) performed two tasks. In the first task, the athletes analyzed audio and video files of the forehand movement on a computer screen with auditory, visual, and combined information and, as soon as possible, chose the ball spin type on a keyboard: fast (spinning ball forward at 140 rotations per second (rotations/s); medium (105 rotations/s); slow (84 rotations/s); or flat hit (70 rotations/s). In the second task, the athletes performed 80 counterattacks (forehand movement) at the table on a target (68x38 cm) with and without auditory information. Results: Friedman’s ANOVA revealed a significant effect of condition for perception accuracy (p < .001). Post hoc tests showed higher perception accuracy in the combined and visual conditions. ANOVA also revealed a significant effect of condition for response time to perceive ball rotation (p < .001). The response time was shorter in the combined condition than the other conditions for all spin types. Kendall’s analyses showed no significant correlations between perception accuracy and response time in any ball spin type. Regarding the counterattack performance, the Wilcoxon signed-rank test indicated higher performance when auditory information was available (p = .022). Conclusions: As auditory information influences the response time and counterattack performance, it seems crucial for trainers and athletes to explore and include auditory perception training methods. | - |
Descrição: dc.description | University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Research Quarterly for Exercise and Sport | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | audition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ball spin | - |
Palavras-chave: dc.subject | racket sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | sensorial manipulation | - |
Título: dc.title | Auditory Information Reduces Response Time for Ball Rotation Perception, Increasing Counterattack Performance in Table Tennis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: