
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Do Minho (UMinho) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro Do sul (Unicsul) | - |
| Autor(es): dc.creator | Peralta, Deise Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacheco, José Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | De Lima Palanch, Wagner Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:51:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:51:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.6416 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223041 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223041 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Among the plurality of themes addressed by curricular studies, the nature of decision-making processes involving education professionals has guided some research agendas. Delineated by one of those agendas, this text starts by asking what the participation of teachers in processes involving curriculum is. Objective: To analyse the rationality underlying the involvement of mathematics teachers in the context of curriculum reforms in Brazil and Portugal, presenting a theoretical basis inspired by Jürgen Habermas and its suitability to discuss teachers' participation as authors or actors of curricula reforms. Design: Reconstructive analysis of rationality according to the Habermasian discursive ethics. Settings and participants: The context of a comparative study that surveys documents and interviews with two managers of a curricular reform project in Portugal and Brazil, respectively. Data collection and analysis: Analysis of the rationality that underlies the discourse present in curriculum documents of the countries involved and interviews. Results: Centralising elements of national curriculum policies do not mean by themselves the homogenisation of curricula, the rationality that underlies how projects predict the participation of teachers express an illusory discursive varnish about teachers actively participating, there are spaces of micropolicies with controlled margin of changes that advocate mathematics teachers as builders of policies, but the mechanisms of external regulation contradict this. Conclusions: Historically, in both countries, the educational systems, even expressing a rhetorical discourse on autonomy and flexibility, have remained hostages to the regulation of centralist global policies. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Do Minho (UMinho) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Cruzeiro Do sul (Unicsul), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), SP | - |
| Formato: dc.format | 68-100 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiae | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habermas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rationalities | - |
| Título: dc.title | Mathematics teachers and curriculum: Authors or actors? | - |
| Título: dc.title | Professores de matemática e currículos: autores ou atores? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: