
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Andrés Bello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Glasgow | - |
| Autor(es): dc.contributor | Flora and Fauna International | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fundación Estamos | - |
| Autor(es): dc.creator | Benavides, Julio A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Caparrós, Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva, Ramiro Monã | - |
| Autor(es): dc.creator | Lembo, Tiziana | - |
| Autor(es): dc.creator | Tem Dia, Philip | - |
| Autor(es): dc.creator | Hampson, Katie | - |
| Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Feliciano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:52:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:52:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fmed.2021.756152 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/223023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/223023 | - |
| Descrição: dc.description | Music is a powerful approach to engage communities and disseminate information. Specifically, health campaigns employing music have been used to promote behaviors that can prevent emerging infectious diseases (EIDs). For example, hip hop artists supported campaigns to prevent acquired immunodeficiency syndrome in the 70s in the United States, while Brazilian funk promoted vaccination to mitigate the ongoing COVID-19 pandemic. Similarly, we broadcast musical messages in local languages to increase community awareness and support prevention measures in Guinea and Liberia in response to the recent Ebola outbreak in 2021. Given the potential of music to promote both individual and population-level behavioral changes to prevent transmission, there is a need to consolidate information on music-based health interventions, and on how we can measure their effectiveness. In this perspective, we provide examples of relevant initiatives, discussing challenges and solutions associated with implementing interventions based on our experience with the 2021 Ebola outbreak. We recommend four steps for a successful music-based health intervention including (1) establishing a task force, (2) compose a “catchy” song including critical preventive measures, (3) deliver the song to the target audience, and (4) evaluate the campaign effectiveness. We argue that close interactions between scientists and musicians can produce rapid musical content for disease prevention. We also identify and discuss several methodological frameworks for testing the effectiveness of such interventions. We conclude that support from public health authorities, government media departments, and international agencies, is necessary to deliver wide outreach and long-term sustainability of musical messaging toward effective EID prevention. | - |
| Descrição: dc.description | Wellcome Trust | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Ecología y Biodiversidad Facultad de Ciencias de la Vida Universidad Andrés Bello | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Investigación para la Sustentabilidad Facultad de Ciencias de la Vida Centro de Investigación Para la Sustentabilidad Universidad Andrés Bello | - |
| Descrição: dc.description | Department of Veterinary Hygiene and Public Health São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Biodiversity Animal Health and Comparative Medicine College of Medical Veterinary and Life Sciences University of Glasgow | - |
| Descrição: dc.description | Boyd Orr Centre for Population and Ecosystem Health Institute of Biodiversity Animal Health and Comparative Medicine College of Medical Veterinary and Life Sciences University of Glasgow | - |
| Descrição: dc.description | Flora and Fauna International | - |
| Descrição: dc.description | Fundación Estamos | - |
| Descrição: dc.description | Department of Veterinary Hygiene and Public Health São Paulo State University | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Frontiers in Medicine | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ebola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | health intervention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | HIV | - |
| Palavras-chave: dc.subject | one health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | prevention | - |
| Título: dc.title | The Power of Music to Prevent and Control Emerging Infectious Diseases | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: