
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Porto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Vera | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Ricou, Miguel | - |
| Autor(es): dc.creator | Bataglia, Patrícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Ivone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:44:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:44:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/21582440211057118 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222970 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222970 | - |
| Descrição: dc.description | Medical education aims to train professionals who are capable of making extremely complex decisions. As part of the medical curriculum, bioethics education could have an important role in promoting moral development and decision-making in medical students. This study aims to determine if, after a Bioethics and Professional Deontology course, medical students would present a change of opinion on three ethical dilemmas. A quantitative and longitudinal study was developed by applying the MCTxt (Moral Competence Test extended), composed of three ethical dilemmas (Worker, doctor, and judge dilemmas), to a sample of 70, fourth year medical students, from a Portuguese medical school. The questionnaire was applied at the beginning and end of a bioethics course, with a 3 month time interval. For this study the opinion scores were analyzed and described using the mean and standard deviation. The comparison of these scores, at both times, were performed using t-tests for paired samples. A significance level of 5% was used. For students who were neutral in the first application, the majority went on to agree or disagree with the performance of the dilemma character, ultimately showing less indecision at the end of bioethics course. The results suggest that, after the bioethics course, students have lower indecision, however the changes were very tenuous. Bioethics education is important to promote more opportunities for reflection and discussion, to stimulate critical judgment, and the ability to make decisions by medical students. Further research could help to better understand this subject. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | - |
| Descrição: dc.description | University of Porto | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia: UIDB/4255/2020 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | SAGE Open | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | bioethics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | decision-making | - |
| Palavras-chave: dc.subject | medical students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | moral development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | opinion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
| Título: dc.title | Bioethics Education on Medical Students: Opinions About Ethical Dilemmas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: