Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Camila Cassemiro | - |
Autor(es): dc.creator | Tebar, William Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Crystian Bittencourt Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Farah, Breno Quintella | - |
Autor(es): dc.creator | Casonatto, Juliano | - |
Autor(es): dc.creator | Saraiva, Bruna Thamyres Ciccotti | - |
Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego Giulliano Destro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s40798-021-00376-w | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222865 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222865 | - |
Descrição: dc.description | Background: Sports practice can promote several health benefits in pediatric populations; nonetheless, most of the studies that investigated these benefits are of cross-sectional design. Thus, our objective was to verify the effectiveness of two types of physical activities through sports, judo and ball games (soccer, volleyball, handball, and basketball) on the quality of sleep and life of Brazilian children and adolescents. Methods: The study is a randomized clinical trial, conducted with 65 participants of both sexes (6–15 years old) in a philanthropic institution in Brazil. The variables investigated were the quality of sleep and life, using the mini-sleep questionnaire and KidsCreen-52 questionnaires (this instrument has a scale ranging from 0 to 100, where 100 is the best value for each domain), respectively. The interventions carried out during 12 weeks (twice a week) were judo and ball games. In the statistical analysis, analysis of variance (ANOVA) for repeated measures was used and the level of statistical significance used was 5%. Results: Judo (P = 0.032) and ball games (P = 0.005) contributed to improving the quality of sleep in the participants. Considering the score of the domains of quality of life, judo and ball games significantly increased the perception of health and physical activity [mean = 6.9 (8.3%) and 8.91 (12.2%) points, respectively], autonomy [mean = 5.81 (7.3%) and 5.00 (6.9%) points], friends and social support (mean = 2.83 (3.8%) and 12.00 (15.9%) points), provocation and bullying [mean = 10.21 (18.1%) and 2.14 (4.1%) points]. Conclusion: It is concluded that both judo and ball games brought benefits to the quality of sleep and life of children and adolescents. Health promotion actions should encourage the increase in sports practice in children and adolescents to improve sleep and quality of life. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), Roberto Simonsen Street, n° 305 | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Rural de Pernambuco | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), Roberto Simonsen Street, n° 305 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 (scholarship) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sports Medicine - Open | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children and adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
Título: dc.title | Effect of Different Sports Practice on Sleep Quality and Quality of Life in Children and Adolescents: Randomized Clinical Trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: