
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Porto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | De Carvalho Filho, Josué José | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | De Souza Neto, Samuel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.112069 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222776 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222776 | - |
| Descrição: dc.description | This Scoping Review mapped production of knowledge (PhD theses and Master’s dissertations) about supervised practicum in Physical Education teacher training in Brazil between 1996 and 2019, to identify relevant factors that contribute to professionalize teaching. Anchored in Arksey and O’Malley (2005) and in the “Prisma-ScR” guide (TRICCO et al., 2018), searches took place on the CAPES and BDTD online platforms, using the Portuguese descriptors for “Supervised Curricular Practicum”; “Curricular Practicum”; “Supervised Practicum”; “Teaching Practice”; “Supervised School Placement” AND “Teacher Training”, AND “Physical Education.” They found 62 papers (46 dissertations and 16 theses). The data reveal an increase in research between 2012-2019, greater concentration in the South/Southeast Brazil axis (83%) and scarcity in the North (3%), Northeast (11%) and Center-West (3%). The investigation highlighted the need to implement the university-school partnership in terms of formative roles of institutions and actors involved in practicum. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Rondônia | - |
| Descrição: dc.description | Universidade do Porto | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Movimento | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional Practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Review | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Título: dc.title | Supervised practicum in physical education in brazil: A scoping review of theses and dissertations | - |
| Título: dc.title | LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: UNA SCOPING REVIEW DE TESIS Y DISERTACIONES | - |
| Título: dc.title | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: