
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Anglia Ruskin University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Anaí Floriano | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbassa, Ademir Paceli | - |
| Autor(es): dc.creator | dos Santos, Maria Fernanda Nóbrega | - |
| Autor(es): dc.creator | Imani, Maryam Astaraie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:35:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:35:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.landusepol.2021.105821 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222720 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222720 | - |
| Descrição: dc.description | Urban stormwater management is one of the key challenges concerning sustainability in urban areas. Sustainable urban stormwater management (SUSM) has been increasingly adopted around the world and proved its effectiveness in enhancing sustainability and quality of life in cities. Nevertheless, these strategies are yet to be widely adopted in developing countries. This paper presents barriers to the widespread adoption of SUSM in Brazil, as a developing country case study with severe urban stormwater management problems. To achieve this objective, a thorough review of literature on the barriers has been conducted. An online survey has been designed and disseminated to different Brazilian participant stakeholder groups (i.e. public professionals, private professionals, teachers, and population) to identify the SUSM-related barriers in Brazil. The reviews recognized 31 potential barriers in literature which were categorized into six barrier types. Five of the evaluated barriers have been recognized by at least 80% of the respondents as the most important, namely: “Lack of design and maintenance standards”, “Lack of long-term planning”, “Lack of dissemination and knowledge”, “Lack of incentives”, and “Reluctance to change”. The barriers identified by this research are coherent with the SUSM adoption context in Brazil. These barriers are mainly related to knowledge about SUSM and similar to those diagnosed in previous studies in literature. Overcoming the common barriers is the prelude to effective SUSM solutions to increase urban stormwater sustainability in Brazil and in other developing countries. This paper also presents some initiatives adopted around the world to overcome these barriers, which could be used as reference to an effective public policy proposition. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Civil Engineering Federal University of São Carlos (UFSCar), Washington Luis Highway, km 235 | - |
| Descrição: dc.description | School of Engineering & the Built Environment Anglia Ruskin University, Bishop Hall Lane, Chelmsford | - |
| Descrição: dc.description | Natural Science Centre Federal University of São Carlos (UFSCar), Lauri Simões de Barros Highway, km 12 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Architecture and Urbanism School of Architecture Arts and Communication São Paulo State University (UNESP), Eng. Luiz Edmundo C. Coube Avenue, no. 14-01 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Architecture and Urbanism School of Architecture Arts and Communication São Paulo State University (UNESP), Eng. Luiz Edmundo C. Coube Avenue, no. 14-01 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Land Use Policy | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Barriers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Runoff source control measures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stormwater | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainable urban stormwater management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban sustainability | - |
| Título: dc.title | Barriers to sustainable urban stormwater management in developing countries: The case of Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: