Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Alagoas (PPGNUT/PPGCS) | - |
Autor(es): dc.creator | Norberto, Matheus Silva | - |
Autor(es): dc.creator | De Arruda, Tarine Botta | - |
Autor(es): dc.creator | Cursiol, Jonatas Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | De Andrade, Vitor Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | De Araujo, Gustavo Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Papoti, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:39:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:39:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.clnesp.2021.09.739 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222659 | - |
Descrição: dc.description | Background & aims: Metformin demonstrated potential to improve metabolic efficiency in short-intense and prolonged-continuous efforts. The present study investigates the acute effects of metformin intake on performance, rating of perceived exertion (RPE), blood lactate, blood glucose and neuromuscular parameters related to swimming high-intensity interval series. Methods: A double-blind, crossover, randomized and placebo-controlled study was carried out. Seven healthy swimmers ingested metformin (500 mg) or placebo capsules on different days and performed a typical high-intensity training series (10 bouts of 50 m with a 3-min interval). Performance, RPE, neuromuscular parameters (lower and upper limbs), blood lactate and glucose were analyzed by the Wilcoxon Signed-Rank and Friedman's tests between supplementation situations and moments, respectively (p > 0.05), the moment where glucose and blood lactate peak were found were analyzed by a Student t-test (p > 0.05) and a Bayesian repeated-measures ANOVA for effects analysis (BFincl). Results: The anticipation of blood glucose and peak lactate was signaling by the interaction effect (metformin increased and placebo decreased) between the eighth and the last bout (BFincl: 4.230 and 5.188 respectively). The second interaction effect of blood glucose and lactate (metformin maintained and placebo increased) during recoveries between 5 min and 7 min (BFincl: 3.825 and 3.806 respectively) also signaling the anticipatory behavior of both physiological parameters. The anticipation of blood lactate peak concentration after metformin intake confirms the anticipatory behavior of blood lactate (p: 0.015). Conclusions: The anticipatory behavior of glucose was not confirmed. Although the anticipatory peak of blood lactate, metformin does not affect neuromuscular responses, RPE and performance. Registration of clinical trial: RBR-67wxdw8 Effects of metformin during swimmer training performance. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | University of São Paulo Medical School of Ribeirão Preto (FMRP) | - |
Descrição: dc.description | University of São Paulo School of Physical Education and Sport of Ribeirão Preto (EEFERP-USP) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences and Postgraduate Program in Movement Sciences | - |
Descrição: dc.description | Applied Sport Science Research Group and Experimental Nutrition Laboratory Federal University of Alagoas (PPGNUT/PPGCS) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences and Postgraduate Program in Movement Sciences | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2015/24833-7 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2016/10029-4 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical Nutrition ESPEN | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blood glucose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blood lactate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuromuscular fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swimming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Typical series performance | - |
Título: dc.title | Metformin anticipates peak of lactate during high-intensity interval training but no changes performance or neuromuscular response in amateur swimmers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: