Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mackenzie Presbyterian University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Chiovato, André | - |
Autor(es): dc.creator | Demarzo, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Notargiacomo, Pollyana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:54:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:54:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40846-021-00658-4 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222532 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This study aimed to develop and evaluate the feasibility and preliminary efficiency of a methodology to measure the mindfulness state using a wearable device (“Cap”) capable of monitoring students’ levels of full attention by means of real-time measured heart rate variability (HRV). Methods: The device was developed to export the data to the user’s smartphone via Bluetooth, which in turn stores the securely accessible data in the cloud. The autonomous wearable device consists of electronic boards of the Arduino platform that detect the period in milliseconds between two subsequent referential R peaks of the QRS complex wave through infrared oxygenation sensor. Results: In a population of 13 subjects (8 female, 5 male, age 16.1 years ± 0.58), the Z-test (p< 0.05) using rMSSD (root mean squared successive differences) and the Toronto Mindfulness (Curiosity) Scale within two 50 min windows, shows that increased HRV values converge to high values for the mindfulness state when the time difference between Rn and Rn+1 samples is greater than 88 ms. Conclusion: The device proved to be viable and potentially effective for measuring the state of mindfulness. Thus, further studies should be conducted to test it on a large scale as well as in real classroom situations. | - |
Descrição: dc.description | Program in Electrical Engineering and Computing Mackenzie Presbyterian University | - |
Descrição: dc.description | Collective Health from Medicine Preventive Department São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Collective Health from Medicine Preventive Department São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Medical and Biological Engineering | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heart rate variability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet of Things | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mindfulness state | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wearable device | - |
Título: dc.title | Evaluation of Mindfulness State for the Students Using a Wearable Measurement System | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: