Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Guaraná, Julia Belotto | - |
Autor(es): dc.creator | Müller, Alois Foltran | - |
Autor(es): dc.creator | Strefezzi, Ricardo de Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fabrício Singaretti | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Luciana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Ambrósio, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Dória, Renata Gebara Sampaio | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Silvio Henrique de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:11:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:11:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/ahe.12739 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222497 | - |
Descrição: dc.description | The use of live animals for educational purposes is an old practice that is still employed in teaching and research institutions. However, there are several objections to this practice, whether for ethical or humanitarian reasons. Surgical techniques teaching using anatomical pieces and/or preserved cadavers promotes greater learning efficiency, provides exercise repetition and increases the confidence and satisfaction of the students when compared to the use of live animals. The current work aimed to analyse the feasibility of using fresh swine urinary bladder and small intestines (jejunum), obtained from slaughterhouses, fixed in 99.8% ethyl alcohol (EA) and preserved in sodium chloride hypersaturated solution (SCHS) at 30%, for 7, 14 and 21 days, as an alternative method for surgical skills training (SST). Swine viscera, fixed in EA and preserved in SCHS, presented a realistic appearance, absence of odour and maintained the viable morphological characteristics during the performance of the operative techniques. Preservation solutions had low cost, were easy to acquire and did not offers risks to human health. Therefore, urinary bladders and small intestines fixed in 99.8% EA for 30 days and maintained in 30% SCHS at different periods were demonstrated as a good viable option as a preservation method for surgical skills training. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Animal Science and Food Engineering Department of Veterinary Medicine University of São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Animal Morphology and Physiology School of Agrarian and Veterinary Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Animal Morphology and Physiology School of Agrarian and Veterinary Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Veterinary Medicine Series C: Anatomia Histologia Embryologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | anatomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational method | - |
Palavras-chave: dc.subject | preservation | - |
Título: dc.title | Swine viscera preservation in hypersaturated salt solution after alcohol fixation as a preparation method for educational purposes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: