Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Professora Na Universidade Federal de Campina Grande | - |
Autor(es): dc.contributor | Mestranda em Linguagem e Ensino Pela Universidade Federal de Campina Grande | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ligia Beatriz Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Iasmin Araujo Bandeira | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Jamila Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:55:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:55:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.25112/RPR.V3.2476 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222468 | - |
Descrição: dc.description | This paper reports the findings of a qualitative, descriptive research conducted in the context of the COVID-19 pandemic, focusing on its impact on education. Emergency remote education provided by a public school and a private school, located in the city of Campina Grande, PB, were analyzed through class observations and semi-structured interviews. It is, therefore, a comparative study, focusing on the methodological aspects of the observed classes, in order to understand the potential and challenges faced in each reality and the extent to which the educommunicative perspectives of interaction and dialogue were put into practice. Eighth-year classes with their respective mathematics teachers and a manager from each institution took part in this research. Through the data, the conclusion was that the private school easily adapted to the technological context with regard to the technical bias, on the other hand, with regard to the methodology, the online teaching was little dialogic, with content in excess and little student interaction. In public schools, the biggest challenge was the inclusion of students on digital platforms and their lack of attendance, which slows down the fulfillment of curricular content. Such analysis was possible based on studies by theorists such as Freire, 1989), Soares, 2011, 2019) and Citelli, 2019From this research, it is possible to perceive the urgency of including an educommunication professional in the public and private schools so that he can contribute to meet the challenges mentioned. | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educacao Pela Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Professora Na Universidade Federal de Campina Grande | - |
Descrição: dc.description | Mestranda em Linguagem e Ensino Pela Universidade Federal de Campina Grande | - |
Descrição: dc.description | Bacharel em Comunicacao Social Com Linha de Formacao em Educomunicacao Pela Universidade Federal de Campina Grande | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educacao Pela Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 311-335 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Praksis | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educommunication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency Remote Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraiba | - |
Título: dc.title | Emergency remote teaching: The experiences of a public school and a private school in campina grande/PB | - |
Título: dc.title | Ensino remoto emergencial: as experiencias de uma escola publica e de uma particular em campina grande/PB | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: