Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Mônica Regina Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Cortela, Beatriz Salemme Corrêa | - |
Autor(es): dc.creator | Gatti, Sandra Regina Teodoro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:13:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:13:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.IENCI2021V26N2P313 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222459 | - |
Descrição: dc.description | As a result of a pilot study that aimed to add History and Philosophy of Science (HPS) in Chemistry teaching at high school through comics, this paper, aiming at the methodological improvement of a larger research, aims to analyze the adequacy of the data collection instrument and the data analysis process, as well as the potential of a comic designed to carry out a historical-philosophical approach and to provide an improvement in the notions related to chemical elements and the scientific process. Analyzed through Content Analysis, the results obtained through questionnaires indicate that this type of material and approach are capable of improving such notions. However, the study revealed not only the potential of this methodological strategy, but also its limitations, which could be improved in the final research, which includes: greater contextualization of questions and mediation by the researcher, which can be done through conversation circles and participant observation, in addition to reinforcing some ideas throughout the comic. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, SP | - |
Formato: dc.format | 313-332 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and philosophy of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pilot study | - |
Título: dc.title | Comics as an option to approach History and Philosophy of Science in the teaching of chemical elements: The example of Lithium | - |
Título: dc.title | As histórias em quadrinhos como opção para abordar a história e filosofia da ciência no ensino dos elementos químicos: O caso do lítio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: