Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goiano Federal Institute | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Caixeta, Wender | - |
Autor(es): dc.creator | Malafaia, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Doretto, Lucas Benites | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Ivana Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Rafael Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Aline Sueli de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:11:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:11:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.cscee.2021.100123 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222270 | - |
Descrição: dc.description | The impacts of anthropogenic activities they affect biotic and abiotic factors in charge of ecosystem balance. Therefore, different didactic-pedagogical resources and activities for environmental education (EE) in schools have been suggested; however, approaches aimed at early school years are scarce in the literature. Thus, the general objective of the present study is to evaluate the feasibility of using cartoons as support material for EE activities performed in elementary school environment. We analyzed 196 episodes of “The Tom and Jerry Show”, “Mickey Mouse Clubhouse” and “Masha and the Bear”, 55h16min of analysis, in total. Forty-one (41) episodes had the potential to be explored in EE activities due to their plots and scenes. These episodes address contexts linked to themes related to some environmental theme. Students of elementary school, who participated in the EE activity, assumingly acquired knowledge about different general environmental issues and about the Cerrado biome after they participated in the proposed activity. Therefore, the current outcomes have confirmed the hypothesis that cartoon can be used as didactic-pedagogical support material for of EE activities aimed at children. | - |
Descrição: dc.description | Association du Syndrome de Lowe | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Post-graduation Program in Conservation of Cerrado Natural Resources Goiano Federal Institute, Urutaí Campus | - |
Descrição: dc.description | Biological Research Laboratory Post-graduation Program in Conservation of Cerrado Natural Resources Goiano Federal Institute, Urutaí Campus | - |
Descrição: dc.description | Reproductive and Molecular Biology Group Department of Structural and Functional Biology Institute of Biosciences, São Paulo State University Campus | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Case Studies in Chemical and Environmental Engineering | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartoons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Título: dc.title | Cartoon as support material in education for biodiversity conservation: The feasibility of using “the Tom and Jerry show”, “Mickey Mouse Clubhouse” and “Masha and the Bear” series in elementary school | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: