Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Technology–Parana (UTFPR) | - |
Autor(es): dc.creator | Daũm, Hilson H. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Rodrigo T. | - |
Autor(es): dc.creator | Balthazar, Jose M. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Tusset, Angelo M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s13538-021-00943-2 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222250 | - |
Descrição: dc.description | In this work, dynamical analysis and synchronization control for a four-dimensional Lorenz system are presented. Numerical simulations have shown that for certain parameters, the system has chaotic or recurrent behavior. The chaotic behavior is analyzed by means of phase portraits, bifurcation diagram, fast Fourier transform, and Lyapunov exponents calculation. The synchronization control strategy involves the application of two control signals: a nonlinear feedforward control to maintain the synchronization and a state feedback control to synchronize with the system. Two control strategies are presented for the feedback control project, one considering the State-Dependent Riccati Equation (SDRE) accounting for a nonlinear state matrix and a second one accounting for the Optimal Linear Feedback Control (OLFC), whose state matrix is linear. In addition, the control robustness is investigated through analyzing parametric errors. | - |
Descrição: dc.description | Department of Electrical Engineering Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Electrical Engineering Federal University of Technology–Parana (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | Department of Electrical Engineering Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 1333-1345 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Journal of Physics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedforward control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lorenz system | - |
Palavras-chave: dc.subject | OLFC control | - |
Palavras-chave: dc.subject | SDRE control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Synchronization | - |
Título: dc.title | Dynamic Analysis and Synchronization for a System with Hyperchaotic Behavior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: