
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Bruna Andrade [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | De Souza, Fernando Bernardi [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | De Souza Rodrigues, José [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Hotta, Bárbara Yumi [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:11:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:11:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.5096755 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222240 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222240 | - |
| Descrição: dc.description | Production Management courses are key points in Production Engineering programs. Teaching concepts of Lean Manufacturing and Theory of Constraints (TOC) is an arduous task, since it involves the need to establish several important fundamentals. Traditional classes based on blackboard and speech tend to bring monotony and lack of interest to students, reducing their retention of content. On the other hand, there are active teaching methodologies that allow these concepts to be better worked and fixed. Among these methodologies is the Game-Based Learning (GBL). Based on the use of games for educational purposes, GBL allows simulate some scenarios and teach concepts, while take decisions. For about ten years, Production Management (III and IV) classes at the researched institution have been held with the support of different games: the “Beer Game” and the “Lean Board Game”, in physical format and “Goldratt Simulator”, a virtual simulator. Although the teacher of the subjects understands the importance of using games to complement the classes and understanding the concepts covered, this application had not been the target of previous researches. In 2020, a research focused on the use of games in Production Engineering courses resulted in the implementation of steps and methods in order to analyse the gains from the implementation of the games in the subjects. The research model adopted divides students into a control group and a test group, with the application of learning and perception assessments by the participants. | - |
| Descrição: dc.description | Production Engineering Department Faculty of Engineering UNESP, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Production Engineering Department Faculty of Engineering UNESP, São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 274-282 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
| Título: dc.title | Game-based learning in a production engineering course in Brazil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: