Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universitário Machado (UNICOL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Nayara | - |
Autor(es): dc.creator | Da Silva, Guilherme Henrique Gomes [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Julio, Rejane Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:11:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:11:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/222211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/222211 | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the results of a research that sought to understand the contributions to the mathematics teacher's education involved in a project aimed at senior people. A case study methodology through a qualitative approach was used. The research field was constituted by the actions developed during 2018 in the Mathematical Conversations project, from the Open University Program for the Elderly at Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG). The project team was composed of the researcher, two coordinating teachers, and three female prospective Mathematics teachers. Data were produced through field notebook records, semi-structured interviews, reports produced during the project, and a dynamic self-assessment activity. Data were organized and analyzed using the Content Analysis tools. Results indicate the involvement of prospective teachers on the project provided contributions to their pedagogical content knowledge, as they learned about the mathematics investigation methodology, and faced several mathematical activities, which they can develop in the classroom. In addition, results also point out that the project collaborated so that prospective teachers understood the importance of building good relationships between students and teachers. They also expanded their conception of Mathematics Education, became familiar with the pedagogical work developed with different audiences, and realized the relevance of encouraging students to be active subjects in the development of planned activities. | - |
Descrição: dc.description | pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universitário Machado (UNICOL), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Minas Gerais | - |
Formato: dc.format | 766-793 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | University Extension | - |
Título: dc.title | Contributions to the mathematics teacher's education from the involvement in a pedagogical project addressed to the seniors | - |
Título: dc.title | Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática a partir de seu Envolvimento em um Projeto Extensionista Direcionado ao Público Idoso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: