Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São João del – Rei | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ventorini, Sílvia Elena | - |
Autor(es): dc.creator | de Freitas, Maria Isabel Castreghini [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:09:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:09:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14393/RBCV72NESPECIAL50ANOS-56466 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221655 | - |
Descrição: dc.description | In this review article it is presented the art state of Tactile Cartography based on its advances and challenges. First, it shows the historical profile at the international and national levels, with an emphasis on publications dating from the 20th and 21st centuries. Afterwards, it discuss on the theoretical and methodological contribution that indicates the propensity to deal with the themes of Geography and Cartography in Education based on research that has Piaget's or Vigotski's theories as its main basis. As research challenges to be faced, there is the standardization of the Tactile Cartographic language, tactile maps production and printing consensus, but mainly, the map teaching methodology for blind students. The final discussions, which guide the contributions indication, are based on experiences with blind students and show the importance of the blind child cartographic initiation from the initiation to drawing, even in the preschool phase, with languages mediation and surrounding environment exploration using their own body as a reference. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São João del – Rei Departamento de Geociências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Geociências e Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Geociências e Ciências Exatas | - |
Formato: dc.format | 1400-1428 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Cartografia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drawing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spacial Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tactile Map | - |
Título: dc.title | Teaching cartography to blind people: Methodological and technological transformations and perspectives | - |
Título: dc.title | O Ensino de cartografia para pessoas cegas: Transformações metodológicas, tecnológicas e perspectivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: