Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Parente, Thomás Augusto [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Ginciene, Guy | - |
Autor(es): dc.creator | Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:09:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:09:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7752/jpes.2020.s5400 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221639 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221639 | - |
Descrição: dc.description | Volleyball, as one of the most practiced sport in Physical Education classes in Brazil, is mostly still taught in a traditional model. In order to be teach through games, according to the approaches of Sport Pedagogy, it is understood as necessary analyze students’ behavior during volleyball games in Physical Education (PE) classes. The purpose of this article was to diagnose students’ difficulties in the practice of volleyball in school PE classes, according to the tactical principles of the sport, and to compare them with teachers’ understanding of the discipline. This qualitative research was developed in two stages: a) observation of 14 hours/class PE volleyball classes in two different schools and field diary records of students’ difficulties during the game according to the tactical principles of the sport; and b) application of a Lickert scale with active PE teachers to classify such problems. In the first stage, the following situations were identified as difficulties, in decreasing order of occurrence in the observations: building the attack, occupying spaces on the court, looking for empty spaces, intending to contact the ball, and directing serves. In the teachers’ view, however, difficulties in serves were indicated as students’ main problem and, on the other hand, occupying court spaces as the action they performed more easily. On this basis, it is concluded that there are differences between the researcher’ and the teachers’ views, possibly related to teachers' initial training and previous experiences based on the traditional model, whose focus is not on the teaching of tactical principles. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | School of Physical Education Physiotherapy and Dance Federal University of Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 2945-2951 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Physical Education and Sport | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sport Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports diagnose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students’ difficulties. | - |
Título: dc.title | Volleyball in school physical education and student difficulties: Analysis based on tactical principles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: