Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Ismael Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Feitosa, Luiz Tadeu [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Jefferson Veras [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Lidia Eugenia [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:08:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:08:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n3.38198 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221317 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221317 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand the typography as a symbolic manifestation that presents contents beyond the text and beyond the technique that configures it, having the context of production and the one to which it represents, preponderant roles in the mediation of information. The correlation is based on the concept of cultural mediation applied to typographic forms. As a showing, the special notebook “Planeta Seca” (2012), published by the Ceará newspaper O Povo, is analyzed. This research of a qualitative and exploratory nature, enabled by the hermeneutic-dialectic method applied to the reading of the graphic design, reveals that the document and its typography are mediating dense significations around its theme, acting as a complex information, documentary and communicating code. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Ceará | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 305-322 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information regime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory of information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Typographic practice | - |
Título: dc.title | Typography beyond the instrumental relationship: Cultural mediation manifested through the special notebook “Planeta seca” | - |
Título: dc.title | Tipografia para além da relação instrumental: A mediação cultural manifesta pelo caderno especial “planeta seca” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: