
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Longhin, Sanderléia Roberta [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Soncin, Geovana [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:07:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:07:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221256 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221256 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this paper is to investigate the change undergone by constructions with enquanto (que) in Portuguese. The performed analysis provides evidence that, along with changes in meaning, in which the temporal relationship expressed by enquanto is reinterpreted in terms of contrast, the construction as a whole is rearranged, transmuting from a more subordinative way of composition, based on clause dependency, to a more coordinative one, based on independence. We argue that pragmatic and prosodie factors act in assessing clause (in)dependence and we show how contrastive constructions with enquanto (que) display pragmatic and prosodie discontinuity, which can be analyzed based especially on the illocutionary forces and prosodie boundaries characteristic for these clauses. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista SJRP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista SJRP | - |
| Formato: dc.format | 175-199 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Internacional de Linguistica Iberoamericana | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coordination | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistic change | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pragmatic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prosody | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Syntax | - |
| Título: dc.title | From subordination to coordination: Pragmatic, prosodie and syntactic evidence | - |
| Título: dc.title | Da subordinaçao à coordenaçao: Evidencias pragmáticas, prosódicas e sintéticas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: