Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Ronaldo C. M. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Spadon, Gabriel [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Eler, Danilo M. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Olivete, Celso [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério E. [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-54978-1_48 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221093 | - |
Descrição: dc.description | Databases and Distributed Systems have a fundamental relevance in Computer Science; they are usually presented in courses where the high-level of abstraction characterizes the teaching and learning processes. Consequently, the teaching method needs to evolve to fulfill the present requirements. Therefore, grounded in these concepts, the main goal of this paper is to introduce a teaching methodology via benchmark tests. Our methodology was conducted using the Hadoop framework, and it is innovative and proved effective. Our methods allow students to be exposed to complex data, system architecture, network infrastructure, trending technologies and algorithms. During the courses, students analyzed the performance of some computational architectures through benchmark tests on local and on the cloud. Along with this scenario, they evaluate the processing time of each architecture. As a result, our methodology proved to be a support learning method, which allows students to have contact with trending tools. | - |
Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 355-362 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Intelligent Systems and Computing | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distributed systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hadoop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student-centered learning | - |
Título: dc.title | Teaching distributed systems using hadoop | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: