
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de São Paulo Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianco, Giuseppe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:07:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:07:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/0969725X.2018.1451459 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221059 | - |
| Descrição: dc.description | Notwithstanding the recent prominence of the term “problem” in the humanities, few scholars have analysed its history. This essay tries to partially fill that lack, principally covering the period from late modernity through to the 1960s, in order to understand the role that the term plays in “Continental” philosophy, with special emphasis on the writings of Gilles Deleuze. This analysis focuses on the strategies employed by different agents to define “philosophical” problems, or “philosophical” ways of posing problems. The term, originally used in antiquity by knowledge-producers located in an autonomous position, implied an idea of cognition oscillating between production and reproduction. Once the term escaped the context of geometry, it was involved in symbolic struggles that radicalized during modernity. The Kantians placed “philosophy” in a supposedly neutral position of science treating “the problem of all the problems” and invented a new genre, the “history of philosophy,” focusing on the analysis of “philosophical problems.” This approach had great institutional success in the German and French universities and clashed, during the twentieth century, with another usage of philosophy as a practice of “dissolution of problems,” developed in the United Kingdom and the Austro-Habsburg Empire. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade do Estado de São Paulo Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira | - |
| Formato: dc.format | 8-30 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Angelaki - Journal of the Theoretical Humanities | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deleuze | - |
| Palavras-chave: dc.subject | history of philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kant | - |
| Palavras-chave: dc.subject | problem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sociology | - |
| Título: dc.title | THE MISADVENTURES OF THE “PROBLEM” IN “PHILOSOPHY”: from kant to deleuze | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: