Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vandresen, Daniel Salésio | - |
Autor(es): dc.creator | Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:06:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:06:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/221009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/221009 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to discuss the place of philosophy teaching in the technical secondary school of Instituto Federal do Paraná (IFPR). From Foucault's theoretical perspective, this study aims to contribute to the discussion of philosophy teaching by promoting two problematizations: first, as a critical attitude of the subjectivity required in technology education, confronting the construction of a subjectivity subjected to the human capital model with an autonomous subjectivity that is self-constructed; second, to identify the philosophical thought as an authentic téhkne, which suggests another experience with the technique, breaking the objectivity of the modern technique. Rescuing the concepts of the Greek téhkne and modern aufklärung, it argues that one of the roles of philosophy in technical education is to allow the unique experience of self-care. Thus, we think the place of philosophy teaching as an experience space: where we must question the technique (as Heidegger calls) and take care of ourselves (as pointed out by Foucault). | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Educacao e Pesquisa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologies of the self | - |
Título: dc.title | The place of philosophy teaching in the technical education of Instituto Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: